Setor

Petroquímica

A indústria petroquímica emprega como matérias primas o gás natural, gases liquefeitos de petróleo, gases residuais de refinaria, naftas, querosene, parafinas, resíduos de refinação de petróleo e alguns tipos de petróleo cru. Produz insumos para fertilizantes, plásticos, fibras químicas, tintas, corantes, elastômeros, adesivos, solventes, tensoativos, gases industriais, detergentes, inseticidas, fungicidas, herbicidas, bernicidas, pesticidas, explosivos, produtos farmacêuticos, e outros. Seus produtos substituem com vantagem, a madeira, as fibras naturais, o aço, o papel, a borracha natural, etc.
Todas as normas para o desenvolvimento desse setor você encontra aqui.

NBRs/NMs mais utilizadas

483 itens

Segurança nos andaimes
NBR6494 de 08/1990 - Segurança nos andaimes

Esta Norma fixa as condições exigíveis de segurança dos andaimes quanto à sua condição estrutural, bem como de segurança das pessoas que neles trabalham e transitam.

Transporte terrestre de produtos perigosos - Resíduos
NBR13221 de 06/2025 - Transporte terrestre de produtos perigosos - Resíduos

Esta Norma estabelece os requisitos para o transporte terrestre de resíduos classificados como perigosos, conforme a legislação vigente [1] [2], incluindo resíduos que possam ser reaproveitados, reciclados ou reprocessados, e os resíduos provenientes de sinistros ou emergências, de modo a minimizar os danos ao meio ambiente e a proteger a saúde. This Standard establishes the requirements for the land transport of waste classified as dangerous, according to current legislation [1] [2], including waste that can be re-aproved, recycled and/or reprocessed, and waste resulting from sinisters or emergencies, in order to minimize damage to the environment and protect health.

Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos
NBR5426 de 01/1985 - Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos

Esta Norma estabelece planos de amostragem e procedimentos para inspeção por atributos. Quando especificada pelo responsável, a presente Norma deve ser citada nos contratos, instruções ou outros documentos, e as determinações estabelecidas deverão ser obedecidas.

Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão
NBRISO19011 de 12/2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão

Este documento fornece orientação sobre a auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, a gestão de um programa de auditoria e a condução de auditoria de sistemas de ges­tão, como também orientação sobre a avaliação de competência de pessoas envolvidas no processode auditoria. Estas atividades incluem as pessoa(s) que gerencia(m) o programa de auditoria, os audi­tores e a equipe de auditoria.

NBRs/NMs em destaque

17 itens

Instalação de aparelhos a gás — Requisitos
NBR13103 de 03/2024 - Instalação de aparelhos a gás — Requisitos

Esta Norma estabelece os requisitos de projeto, construção, reforma, adequação e inspeção, para instalação de aparelhos a gás. This Standard establishes the requirements for project, building, rebuilding, adjust and inspection of gas appliances installation. ISBN: 978-65-5659-269-5

Ambiental, social e governança (ESG) - Parte 1: Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações
PR2030-1 de 12/2024 - Ambiental, social e governança (ESG) - Parte 1: Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações

Esta Parte da PR2030 alinha os principais conceitos e princípios ESG, orientando os passos necessários para incorporá-los na organização, bem como propõe critérios Ambientais, Sociais e de Governança que servem como ponto de partida para as organizações identificarem os possíveis temas ESG materiais ao seu negócio. This Recommended Practice aligns the main ESG concepts and principles, guiding the necessary steps to incorporate them into the organization, as well as proposing Environmental, Social and Governance criteria that serve as a starting point for organizations to identify possible ESG topics that are material to their business.

Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação
NBR14724 de 12/2024 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos acadêmicos e similares, intra e extraclasse. This Standard specifies general principles for the writing of academic works (theses, dissertations and others) which are to be examined by institutional committees (thesis committee, qualifying committees, appointed examiners, supervisors and others).This Standard applies, wherever appropriate, to academic works and the like, both intra- and extra- class.

Sistemas de gestão ambiental — Requisitos com orientações para uso
NBRISO14001 de 08/2024 - Sistemas de gestão ambiental — Requisitos com orientações para uso

Especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. Esta Norma é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade. Auxilia uma organização a alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, a organização em si e suas partes interessadas. Os resultados pretendidos de um sistema de gestão ambiental coerente com a política ambiental da organização incluem: - aumento do desempenho ambiental; - atendimento dos requisitos legais e outros requisitos; - alcance dos objetivos ambientais. É aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e natureza, e aplica-se aos aspectos ambientais das suas atividades, produtos e serviços que a organização determina poder controlar ou influenciar, considerando uma perspectiva de ciclo de vida.

NBRs/NMs indispensáveis

668 itens

Conjuntos de manobra e comando de alta tensão - Parte 200: Conjunto de manobra e comando de alta tensão para corrente alternada em invólucro metálico para tensões nominais acima de 1 kV até e inclusive 52 kV
NBRIEC62271-200 de 09/2025 - Conjuntos de manobra e comando de alta tensão - Parte 200: Conjunto de manobra e comando de alta tensão para corrente alternada em invólucro metálico para tensões nominais acima de 1 kV até e inclusive 52 kV

Esta Parte da NBRIEC62271 é aplicável a conjuntos de manobra e comando em invólucro metálico pré-fabricados, projetados para: corrente alternada; tensões nominais acima de 1 kV até e inclusive 52 kV; frequências de serviço até e inclusive 60 Hz; instalação abrigada e ao tempo. This Part of NBRIEC62271 is applicable to prefabricated metal-enclosed switchgear and controlgear assemblies designed for: alternating current; rated voltages above 1 kV and up to and including 52 kV; service frequencies up to and including 60 Hz; indoor and outdoor installation.

Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação
NBR14724 de 12/2024 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos acadêmicos e similares, intra e extraclasse. This Standard specifies general principles for the writing of academic works (theses, dissertations and others) which are to be examined by institutional committees (thesis committee, qualifying committees, appointed examiners, supervisors and others).This Standard applies, wherever appropriate, to academic works and the like, both intra- and extra- class.

Atmosferas explosivas - Parte 10-2: Classificação de áreas — Atmosferas de poeiras explosivas
NBRIEC60079-10-2 de 06/2016 - Atmosferas explosivas - Parte 10-2: Classificação de áreas — Atmosferas de poeiras explosivas

Esta parte da NBRIEC60079 está relacionada com a identificação e a classificação de áreas onde atmosferas de poeiras explosivas e camadas de poeiras combustíveis estejam presentes, de forma a permitir uma adequada avaliação das fontes de ignição que possam estar presentes em tais áreas.

Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração
NM-ISO/IEC17025 de 11/2006 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração

Especifica os requisitos gerais para a competência em realizar ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem. Ela cobre ensaios e calibrações realizados utilizando métodos normalizados, métodos não normalizados e métodos desenvolvidos pelo laboratório. Esta Norma é aplicável a todas as organizações que realizam ensaios e/ou calibrações. Estas incluem, por exemplo, labrotatórios de primeira, segunda e terceira partes e laboratórios onde ensaio e/ou calibração são parte de inspeção e da certificação de produto. Esta Norma MERCOSUL é aplicável a todos os laboratórios, independentemente do número de pessoas ou da extensão do escopo das atividades de ensiao e/ou calibração. Quando um laboratório não realiza uma ou mais das atividades cobertas por esta Norma Internacional, tais como amostragem e projeto/desenvolvimento de novos métodos, os requisitos referentes a estas seções não são aplicáveis. Esta Norma MERCOSUL deve ser utilizada por laboratórios no desenvolvimento do seu sistema de gestão de qualidade, operações técnicas e administrativas. Clientes de laboratórios, autoridades regulamentadoras e organismos de acreditação podem também usá-la na confirmação ou no reconhecimento da competência de laboratórios. Esta Norma MERCOSUL não tem como propósito ser usada como a base para a certificação de laboratórios.

Genius Respostas Diretas

6654 itens

Quais são os critérios e níveis de desempenho para elementos estruturais localizados na fachada da edificação?

Resposta conforme a norma:

NBR15575-2 de 02/2013

Quais são os critérios e níveis de desempenho para elementos estruturais localizados na fachada da edificação?

Como  identificar os funcionários para o atendimento de pacientes  portadores de deficiência?

Resposta conforme a norma:

NBR15599 de 08/2008

Como identificar os funcionários para o atendimento de pacientes portadores de deficiência?

Quais são os critérios para avaliação da ignitabilidade?

Resposta conforme a norma:

NBR17220 de 03/2025

Quais são os critérios para avaliação da ignitabilidade?

Como deve ser o procedimento de ensaio?

Resposta conforme a norma:

NBR17241 de 04/2025

Como deve ser o procedimento de ensaio?

Conecte-se com a normalização

Todas as normas ABNT NBR e Mercosul na palma da sua mão!

Escaneie o QR-Code e baixe o app.

Escaneie o QR-Code e instale o app
Instale o app Target Normas